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Turbo News 06 - 03/07

📅 Metade da sua semana passou
E do seu ano também 🙃
Mas não tô falando isso pra que você entre em depressão, viu bb? Muito pelo contrário.
Esse é um ótimo momento para dar Zoom-Out: “sair” da operação e traçar/reavaliar as metas. É exatamente o que fazemos por aqui na Turbo, em nossas reuniões de OKR.
Agora, bora pro conteúdo de hoje.
Veja se lhe apetece:
☕️ E tome café! Rede de cafeterias fundada por capixabas quer abrir 30 lojas em Portugal
💨 O pum dinamarquês de 100 euros/ano
🛸 Carros voadores: será que agora vai?
👜 Magazine Luiza e Aliexpress de mãos dadas: o que muda?
🪞 Instagram imitando TikTok e TikTok imitando Instagram
🛒 A moda pegou: supermercados criando marcas próprias

☕️ E tome café! Rede de cafeterias fundada por capixabas quer abrir 30 lojas em Portugal
NEGÓCIOS

Outra que vai do ES pro mundão.
Mais especificamente, pra terra do bacalhau 🐟
A capixaba Splash Bebidas Urbanas tem como foco a comercialização de bebidas e alimentos prontos para o consumo.
🇵🇹 Os portugas foram escolhidos, por terem uma cultura parecida com a brasileira e, claro, devido à alta presença brasileira em Portugal.

🎲 Números e dados
R$15 milhões é o investimento inicial na internacionalização.
30 é o número de unidades que devem ser alcançadas já no primeiro ano de atuação internacional
2018 foi o ano de fundação da Splash, pelos capixabas Brunna Farizel e Lucas Moreira
Mais de 100 franquias é o que já existe, hoje, no Brasil.
Rogério Salume (fundador da Wine) e a Sabrina Sato (apresentadora), são alguns dos sócios.
A propósito, você já provou uma PUNHETA de bacalhau?

É sério, esse é o nome de um prato português
O objetivo dessa pergunta?
Nenhum.
Só chamar sua atenção mesmo. Espero que eu tenha conseguido. Agora, continue me lendo com carinho 🙏
💨 O pum dinamarquês de 100 euros/ano
NEGÓCIOS

O imposto do peido: agora, os gases do gado serão taxados na Dinamarca.
Apenas pra ficarmos na mesma página. Sim, animais como:
🐄 Vacas
🐂 Bois
🐑 Ovelhas
produzem muito metano durante a digestão, e o gás é liberado através de arrotos ou flatulências.
👉 € 100 por vaca. Todos os anos.
Atualmente, a agropecuária é a maior fonte de emissões de CO2 da Dinamarca.
Com a medida, que entrará em vigor a partir de 2030, a expectativa é que as emissões dos gases do efeito estufa sejam reduzidas em 70%.
👉 Oh really?
Alguns agricultores dinamarqueses dizem que a medida pode fazer com que tenham que diminuir a produção, e cortar contratações.
🛸 Carros voadores: será que agora vai?
NEGÓCIOS

US$ 94 milhões: esse é o investimento para transformar o sonho humano do “carro” voador em realidade.
A Eve Air Mobility, braço da Embraer focado na mobilidade urbana, anunciou na segunda-feira esse investimento — de quase R$530 milhões, na cotação do dólar — para desenvolver seu eVTOL.

O modelo eVTOL da Embraer, chamado EVE-100 terá:
8 hélices para decolagem e pouso
Um motor elétrico para propulsão
Capacidade para transportar até 5 pessoas
Autonomia de 100km
A Embraer planeja desenvolver o primeiro protótipo até o final de 2024, e começar a entregar os modelos do “carro voador” — como é chamado popularmente — em 2026.

👜 Magazine Luiza e AliExpress de mãos dadas: o que muda?
MARKETING

Na semana passada, as duas varejistas gigantes firmaram uma importante parceria.
Como vai funcionar? 🤔
Produtos do Magalu estarão disponíveis na plataforma do AliExpress, e produtos da empresa chinesa estarão no e-commerce da varejista brasileira:
(🇧🇷 🔜 🇨🇳) Produtos Magalu no AliExpress: bens duráveis, como geladeiras, microondas e outros equipamentos pesados — que complementam perfeitamente o portfólio da chinesa
(🇨🇳 🔜 🇧🇷) Produtos AliExpress no Magazine Luiza: categoria “Choice” — itens importados descritos como uma "linha premium”
Segundo o Frederico Trajano, CEO da Magazine Luiza, as principais vantagens da parceria virão a partir dos segmentos como acessórios de informática, produtos de moda, ferramentas e itens para bebês.
Um comparativo, em termos de downloads e de fatia de mercado 🍰
Rank | Aplicativo | Downloads (milhões) | Share (%) |
|---|---|---|---|
1 | Shopee | 25,4 | 34,0% |
2 | Mercado Livre | 14,5 | 19,4% |
3 | Magazine Luiza | 9,9 | 13,3% |
4 | Amazon | 6,7 | 9,0% |
5 | AliExpress | 5,4 | 7,3% |
6 | OLX | 4,6 | 6,1% |
7 | Casas Bahia | 3,0 | 4,1% |
8 | Netshoes | 2,2 | 3,0% |
9 | Americanas | 1,9 | 2,5% |
10 | Alibaba | 1,0 | 1,4% |
Como consumidor, fique tranquilo. Pois os preços em cada plataforma — a princípio — serão os mesmos 🤝
🪞 Instagram imitando TikTok e TikTok imitando Instagram
MARKETING

Não exatamente o TikTok, vai…
Me refiro à ByteDance: empresa proprietária do TikTok. Recentemente, ela lançou um novo aplicativo chamado Whee, bastaaante parecido com o Instagram.
Ele é focado na ideia de compartilhar fotos apenas com amigos próximos.
Mas aí é que tá: nos últimos anos, o Instagram tem mantido a consistência do crescimento, muito por conta do Reels — absolutamente inspirados nos vídeos curtos de tela cheia que estavam bombando no TikTok 💣
E agora a ByteDance, com o lançamento da Whee, estaria fazendo o caminho contrário? Estaria ela nadando contra a maré?
Bom… sobre a resposta, só o futuro nos dirá.
Agora: que isso nos dá uma sensação de que as tendências ocorrem em ciclos, ôôôxi… isso dá


🛒 A moda pegou: supermercados criando marcas próprias
QUENTÍSSIMO

💸 US$ 236 bilhões: esse foi o valor movimentado pelas marcas próprias em 2023 — um aumento de 34% entre 2019 e 2023, bastante impulsionado pela Geração Z.
Na gringa, algumas empresas têm marcado cada vez mais território com suas marcas próprias, sendo algumas principais:
Walmart
Amazon
Target
Cotsco
No Brasil, não tem sido muito diferente: apesar de ainda termos números mais tímidos do que os EUA e a Europa.
🔥 Por que supermercados estão investindo em marca própria?
Atração de consumidores por preços baixos. Como não há custos de distruibuição e marketing e envolvidos para esses produtos, eles garantem boas margens.
Fidelização do consumidor. Uma coisa é comprar o “pão, da Marca X, no Carrefour". Outra, é comprar o pão do Carrefour no Carrefour. O vínculo do cliente tende a ser maior, e fica mais fácil manter a marca na cabeça do cliente.
Diferenciação. Vantagem competitiva entre os supermercados concorrentes.
Poder de negociação com a indústria. Volume de bufunfa, grandes redes de supermercados têm. Isso facilita na negociação com fornecedores e no aumento da margem na venda.
E, o ponto mais legal de todos…
Supermercados sabem muito bem quais produtos valem a pena vender. Nesse sentido, as redes adotam a estratégia de simplesmente replicar os produtos vencedores dos concorrentes.

PARA REFLETIR
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👋 Até a próxima quarta, às 09:09h
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