Turbo News 06 - 03/07

📅 Metade da sua semana passou

E do seu ano também 🙃

Mas não tô falando isso pra que você entre em depressão, viu bb? Muito pelo contrário.

Esse é um ótimo momento para dar Zoom-Out: “sair” da operação e traçar/reavaliar as metas. É exatamente o que fazemos por aqui na Turbo, em nossas reuniões de OKR.

Agora, bora pro conteúdo de hoje.

Veja se lhe apetece:

  • ☕️ E tome café! Rede de cafeterias fundada por capixabas quer abrir 30 lojas em Portugal

  • 💨 O pum dinamarquês de 100 euros/ano

  • 🛸 Carros voadores: será que agora vai?

  • 👜 Magazine Luiza e Aliexpress de mãos dadas: o que muda?

  • 🪞 Instagram imitando TikTok e TikTok imitando Instagram

  • 🛒 A moda pegou: supermercados criando marcas próprias

 

☕️ E tome café! Rede de cafeterias fundada por capixabas quer abrir 30 lojas em Portugal

NEGÓCIOS

Outra que vai do ES pro mundão.

Mais especificamente, pra terra do bacalhau 🐟

A capixaba Splash Bebidas Urbanas tem como foco a comercialização de bebidas e alimentos prontos para o consumo.

🇵🇹 Os portugas foram escolhidos, por terem uma cultura parecida com a brasileira e, claro, devido à alta presença brasileira em Portugal.

 🎲 Números e dados

  • R$15 milhões é o investimento inicial na internacionalização.

  • 30 é o número de unidades que devem ser alcançadas já no primeiro ano de atuação internacional

  • 2018 foi o ano de fundação da Splash, pelos capixabas Brunna Farizel e Lucas Moreira

  • Mais de 100 franquias é o que já existe, hoje, no Brasil.

  • Rogério Salume (fundador da Wine) e a Sabrina Sato (apresentadora), são alguns dos sócios.

A propósito, você já provou uma PUNHETA de bacalhau?

Só por curiosidade mesmo

É sério, esse é o nome de um prato português

O objetivo dessa pergunta?

Nenhum.

Só chamar sua atenção mesmo. Espero que eu tenha conseguido. Agora, continue me lendo com carinho 🙏

 

💨 O pum dinamarquês de 100 euros/ano

NEGÓCIOS

O imposto do peido: agora, os gases do gado serão taxados na Dinamarca.

Apenas pra ficarmos na mesma página. Sim, animais como:

🐄 Vacas

🐂 Bois

🐑 Ovelhas

produzem muito metano durante a digestão, e o gás é liberado através de arrotos ou flatulências.

👉 € 100 por vaca. Todos os anos.

Atualmente, a agropecuária é a maior fonte de emissões de CO2 da Dinamarca.

  • Com a medida, que entrará em vigor a partir de 2030, a expectativa é que as emissões dos gases do efeito estufa sejam reduzidas em 70%.

👉 Oh really?

Alguns agricultores dinamarqueses dizem que a medida pode fazer com que tenham que diminuir a produção, e cortar contratações.

 

🛸 Carros voadores: será que agora vai?

NEGÓCIOS

US$ 94 milhões: esse é o investimento para transformar o sonho humano do “carro” voador em realidade.

A Eve Air Mobility, braço da Embraer focado na mobilidade urbana, anunciou na segunda-feira esse investimento — de quase R$530 milhões, na cotação do dólar — para desenvolver seu eVTOL.

O modelo eVTOL da Embraer, chamado EVE-100 terá:

  • 8 hélices para decolagem e pouso

  • Um motor elétrico para propulsão

  • Capacidade para transportar até 5 pessoas

  • Autonomia de 100km

A Embraer planeja desenvolver o primeiro protótipo até o final de 2024, e começar a entregar os modelos do “carro voador” — como é chamado popularmente — em 2026.

 

👜 Magazine Luiza e AliExpress de mãos dadas: o que muda?

MARKETING

Na semana passada, as duas varejistas gigantes firmaram uma importante parceria.

Como vai funcionar? 🤔

Produtos do Magalu estarão disponíveis na plataforma do AliExpress, e produtos da empresa chinesa estarão no e-commerce da varejista brasileira:

  • (🇧🇷 🔜 🇨🇳) Produtos Magalu no AliExpress: bens duráveis, como geladeiras, microondas e outros equipamentos pesados — que complementam perfeitamente o portfólio da chinesa

  • (🇨🇳 🔜 🇧🇷) Produtos AliExpress no Magazine Luiza: categoria “Choice” — itens importados descritos como uma "linha premium”

Segundo o Frederico Trajano, CEO da Magazine Luiza, as principais vantagens da parceria virão a partir dos segmentos como acessórios de informática, produtos de moda, ferramentas e itens para bebês.

Um comparativo, em termos de downloads e de fatia de mercado 🍰

Rank

Aplicativo

Downloads (milhões)

Share 

(%)

1

Shopee

25,4

34,0%

2

Mercado Livre

14,5

19,4%

3

Magazine Luiza

9,9

13,3%

4

Amazon

6,7

9,0%

5

AliExpress

5,4

7,3%

6

OLX

4,6

6,1%

7

Casas Bahia

3,0

4,1%

8

Netshoes

2,2

3,0%

9

Americanas

1,9

2,5%

10

Alibaba

1,0

1,4%

Como consumidor, fique tranquilo. Pois os preços em cada plataforma — a princípio — serão os mesmos 🤝

 

🪞 Instagram imitando TikTok e TikTok imitando Instagram

MARKETING

Não exatamente o TikTok, vai…

Me refiro à ByteDance: empresa proprietária do TikTok. Recentemente, ela lançou um novo aplicativo chamado Whee, bastaaante parecido com o Instagram.

Ele é focado na ideia de compartilhar fotos apenas com amigos próximos.

Mas aí é que tá: nos últimos anos, o Instagram tem mantido a consistência do crescimento, muito por conta do Reels — absolutamente inspirados nos vídeos curtos de tela cheia que estavam bombando no TikTok 💣

E agora a ByteDance, com o lançamento da Whee, estaria fazendo o caminho contrário? Estaria ela nadando contra a maré?

Bom… sobre a resposta, só o futuro nos dirá.

Agora: que isso nos dá uma sensação de que as tendências ocorrem em ciclos, ôôôxi… isso dá

 

🛒 A moda pegou: supermercados criando marcas próprias

QUENTÍSSIMO

💸 US$ 236 bilhões: esse foi o valor movimentado pelas marcas próprias em 2023 — um aumento de 34% entre 2019 e 2023, bastante impulsionado pela Geração Z.

Na gringa, algumas empresas têm marcado cada vez mais território com suas marcas próprias, sendo algumas principais:

  • Walmart

  • Amazon

  • Target

  • Cotsco

No Brasil, não tem sido muito diferente: apesar de ainda termos números mais tímidos do que os EUA e a Europa.

🔥 Por que supermercados estão investindo em marca própria?

  1. Atração de consumidores por preços baixos. Como não há custos de distruibuição e marketing e envolvidos para esses produtos, eles garantem boas margens.

  2. Fidelização do consumidor. Uma coisa é comprar o “pão, da Marca X, no Carrefour". Outra, é comprar o pão do Carrefour no Carrefour. O vínculo do cliente tende a ser maior, e fica mais fácil manter a marca na cabeça do cliente.

  3. Diferenciação. Vantagem competitiva entre os supermercados concorrentes.

  4. Poder de negociação com a indústria. Volume de bufunfa, grandes redes de supermercados têm. Isso facilita na negociação com fornecedores e no aumento da margem na venda.

E, o ponto mais legal de todos…

Supermercados sabem muito bem quais produtos valem a pena vender. Nesse sentido, as redes adotam a estratégia de simplesmente replicar os produtos vencedores dos concorrentes.

 

PARA REFLETIR

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👋 Até a próxima quarta, às 09:09h

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