Turbo News 02 - 05/06

🌷 Bom dia, flor do meu dia

Pelo horário, você já deve ter tomado seu café, né?

Mas, como dizia minha sábia avó, “pra comer e coçar, é só começar”.

Dá uma olhadinha nas iguarias que preparamos pra hoje…

👩‍🍳 Veja se o menu do dia lhe apetece:

  • 🏴‍☠️ Os Exterminadores da Pirataria: 10 anos de Spotify no Brasil

  • 🧀 Os mineirin tão dominando o Brasil, Uai!

  • 😯 Mr. Beast anuncia publicamente sua nova empresa

  • 💸 Próximos eventos gratuitos de Marketing Digital

  • 🤯 Vazou o algoritmo de SEO do Google

  • 🤑 Show me the money! O mercado de 1 TRILHÃO de dólares
     

🏴‍☠️ Os Exterminadores da Pirataria: 10 anos de Spotify no Brasil

NEGÓCIOS

Uma década de Spotify no Brasil.

Quem não se lembra da época dos MP3 e dos MP4 recheados de músicas piratas até o talo? 🎶

Você se lembra do Emule? Siiiiim, da mesma época do Orkut kkkk

Pois é. Quem diria que o Spotify conseguiria virar a indústria da época de cabeça pra baixo.

Lembro de já ter ouvido pessoas dizendo:

Se eu posso baixar músicas de graça, pra que vou pagar por elas?

Na prática, grande parte das pessoas que pensavam assim mudaram de opinião e se tornaram assinantes do Spotify Premium.

Isso, por vários motivos, mas sendo os principais:

  • Baixar músicas da internet, apesar de “grátis” gera mais fricção do que clicar “play” no Spotify

  • O algoritmos do Spotify conseguem decifrar de forma poderosa os gostos do ouvinte

  • No Spotify, você recebe recomendações te que levam a novas descobertas musicais

  • O Spotify vai além das músicas, oferecendo outras fontes de entretenimento, como Podcasts

Alguns números, nesses 10 anos:

  1. A execução de faixas de artistas brasileiros na plataforma cresceu em 656% no período.

  2. O número de streams (reproduções) aumentou em incríveis 240 vezes!

  3. O Brasil se consolidou como o segundo maior mercado de consumo de podcasts, ficando atrás apenas dos EUA

🧀 Os mineirin tão dominando o Brasil, uai!

NEGÓCIOS

“Supermercados BH" cresce em ritmo chinês 🇨🇳 — é a manchete que anda estampando a mídia brasileira.

A rede de supermercados chegou no ES pisando fundo. Do jeito que a gente, da Turbo, gosta.

Hoje, o Supermercados BH já é a quinta maior rede supermercadista do país.

Vamos aos números:

  • R$17,3 bilhões de faturamento em 2023

  • Adquiriu 34 lojas do EPA no ES e pretende abrir mais 10 ainda em 2024

  • R$5 milhões: é o investimento, apenas na obra da próxima loja, que será no Shopping Praia da Costa, em Vila Velha

  • R$10 milhões: é o investimento estimado da reforma de algumas das antigas lojas do EPA — como Guarapari, Jardim Camburi e a do Centro de Vitória

😯 Mr. Beast anuncia publicamente sua nova empresa

NEGÓCIOS

Mr. Beast, o maior Youtuber do mundo — o cara fissurado em coisas GIGANTES — recém lançou uma empresa que pode ser ainda MAIOR do que todos seus outros negócios.

Sua nova startup se chama: Viewstats.

Estou feliz que pudemos finalmente lançar a Viewstats! Esse será o local #1 para aprender como melhorar seu canal do YouTube :)

Mr. Beast

Essa nova ferramenta promete entregar análises interessantes, como:

  • Quais tipos de thumbnails (capas dos vídeos) performaram melhor

  • Avaliar mudanças de títulos

  • Testes A/B embutidos

  • Ver rankings dos melhores vídeos de diferentes canais

  • Receita estimada e projeção de crescimento dos concorrentes

  • Entre outras…

Modelo de negócios 💼

A ferramenta SaaS (software as a service) iniciou de forma gratuita, mas com a possibilidade da assinatura paga, que desbloqueia mais funcionalidades.

Também está no radar de Mr. Beast a inclusão de anúncios dentro da plataforma.

Por que a Viewstats tem tudo para explodir? 💥

Por alguns motivos muito claros.

  • Mr. Beast vende a plataforma, como “os bastidores do sucesso dele”

  • Como já dito, ele é o maior YouTuber do planeta. Tem muita autoridade

  • O Mr. Beast tem uma influência gigantesca nos influencidadores/creators, que já se inspiram muito nele

  • Por óbvio: ele tem uma audiência massiva

💸 Próximos eventos gratuitos de Marketing Digital

MARKETING

Nessa edição, resolvemos te fornecer, de mão beijada, alguns eventos de marketing que são 0800.

Está servido? 🍽️

📅 06/06 → Conversations: Potencialize as Conversas

👉 Um evento da Meta.

Nele, você vai conferir em primeira mão as inovações de business messaging no WhatsApp, Messenger e Instagram.

📅 11/06 → The PPC Hub Birthday Bash

👉 Um evento da PPC Mastery.

The Google Ads Success Formula: the 8-step framework to prevent your campaigns from failing

📅 12 a 13/06 → Digital Sales Week

👉 Um evento da RD Station.

Uma imersão de 2 dias, online e gratuita, para quem busca estratégias validadas de marketing e vendas — e deseja impulsionar o seu negócio ainda em 2024.

📅 18/06 → Crie vídeos e Reels de alto impacto nas plataformas da Meta

👉 Um evento da Meta.

Neste treinamento, você vai aprender os principais recursos e ferramentas que a Meta oferece para a criação de vídeos de alta performance.

📅 20/06 → O que os dados n contam

👉 Um evento da da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).

Abordagem de como conseguimos valor com os dados: tanto para os C-Levels quanto para os clientes. O resultado da análise de dados deve ser interpretado conforme a estratégia de negócios.

📅 25/06 → O Grow your brand awareness & consideration with AI-powered YouTube campaigns

👉 Um evento do Google.

“In this session we will share how Video Reach Campaigns and Video View Campaigns can help you efficiently harness the power of YouTube to drive awareness and consideration for your brand.”

🤯 Vazou o algoritmo de SEO do Google

MARKETING

Recentemente, veio a público a notícia de que uma documentação de APIs do Google, usada pelo mecanismo de busca, vazou 💦

O episódio já ganhou até nome na gringa, ficando conhecido como Google Algo Leaks.

Neste documento, mais de 14 mil variáveis pertinentes pelo buscador foram reveladas

Em resumo: este documento é a confirmação de que o SEO (otimização de mecanismo de busca) tem se tornado, cada vez mais, voltado à experiência do usuário.

Porém, o ponto mais curioso é saber que o Google, por muito tempo, MENTIU na cara dura sobre alguns dos critérios 🤥

📃 Vai aqui um resumão sobre essas variáveis:

1- Sinais do usuário

Duração da visita na página, cliques, CTR (taxa de cliques)… entre outras variáveis — tudo isso é relevante para o sucesso ou fracasso do ranqueamento.

2- Dados do Google Chrome

O comportamento do usuário fica armazenado em seu Chrome. Desde a rejeição de um site, até a velocidade e profundidade em que ele “scrolla” a página. Tudo isso tem correlação com o posicionamento.

3- Avaliações humanas

Um dos 14 mil atributos do Google sugere que ele busca entender se os comentários em um site são de pessoas reais ou não.

4- Título da página

O título é um dos fatores mais fortes para o SEO, uma vez que o Google se esforça para encontrar títulos de páginas que correspondem à busca do usuário.

5- Pesquisas

As pesquisas que o usuário fez no Google recentemente têm influência sobre os resultados que serão exibidos para ele em sua próxima busca.

6- Autoridade de domínio

Pinóquio! O Google sempre gostou de dizer que não levava em consideração a autoridade do domínio. Maaas… adivinha só: um dos parâmetros relevantes se chama ‘SiteAuthority’

7- Poder da marca

O documento mostra que o Google tem atributos de entendimento do nome do site, o que indica que menções na web contam pontos.

8- Fatores de punição

O material vazado sugere que existem alguns fatores que fazem o site perder posições, como por exemplo o caso de um domínio que tem âncoras exatas em excesso.

PS: Por âncoras exatas, entenda → outros sites que linkem para o domínio em questão a partir de um texto idêntico.

9- Filtros de domínio

Em casos específicos, como na época do COVID ou eleições, o Google pode criar uma espécie de “whitelist”, dando prioridade para alguns domínios aparecerem no topo das buscas.

10- Assinatura em artigos

Um dos fatores de classificação que pode ser levado em conta seria o nome do autor do post.

🤑 Show me the money! O mercado de 1 TRILHÃO de dólares

QUENTÍSSIMO

Um trilhãããooo de dóóóóólares 💰

Esse é o valor que o mercado de assinaturas digitais movimentou em 2023.

Só para você ter noção, isso é o equivalente à metade do PIB brasileiro.

Hoje em dia, está cada vez mais comum vermos nosso cartão de crédito chorar com a quantidade de assinaturas.

  • Netflix

  • Spotify

  • Kindle Unlimited

  • Jogos em geral (como PlayStation Plus)

  • Cursos online

  • Entre vááárias outras possibilidades…

Por todo lado, você vê planos de assinatura. E pode se preparar, pois a tendência é isso só aumentar.

🎲 Alguns dados

- A expectativa é que as assinaturas digitais representem 33% do volume transacionado pelo e-commerce global até 2025. Hoje, é de 28%.

- A média de gastos com subscriptions nos EUA é de US$273.

- Na América Latina o mercado de assinaturas movimentou US$20 BI, e a expectativa é que ele DOBRE até 2026.

- 20% dos brasileiros alegam ter no MÍNIMO 6 assinaturas vigentes.

PARA REFLETIR

“Nós costumamos estar mais assustados, do que feridos; e sofremos muito mais na imaginação do que na realidade.”

— Sêneca

🪨 Essa é pedrada, tá?

Diante de desafios pessoais ou profissionais, busque separar o que você controla, do que não controla.

E questione-se, com frequência, se sua mente não está te pregando uma peça.

Espero que tenha curtido a edição de hoje 🤝

E que a segunda metade da sua semana seja extremamente produtiva!

Bora acelerar.

👋 Te vejo na próxima quarta, às 09:09h