Turbo News 01 - 29/05

😏 A primeira vez a gente nunca esquece!

Você não faz ideia de como estamos felizes em inaugurar, oficialmente, a Turbo News! 🤩🎉

Seu novo formato de conteúdo informativo, mastigado, gostoso, direto ao ponto, e com uma pitadinha de humor 🤏

Bora ter um gostinho do que te espera nessa edição?

  • 🌴 Vitória e Vila Velha (Vix e Vevê, pros íntimos) entre as 1.000 melhores cidades do mundo.

  • 💰 Mickey, Pluto e Pato Donalds foram flagrados envolvidos em esquema de apostas esportivas?

  • ☕️ Exportações de Café Conilon crescem assustadoramente no ES.

  • 👀 Será que agora o Google encontrou um competidor à altura?

  • 💜 O tal do Roxinho ataca novamente.

  • 🎣 A métrica oculta, que o BM (gerenciador de anúncios) não te mostra

  • 🔥 O pãozinho mais ryco do Brasil tá saindo da jaula do forno
     

NEGÓCIOS

🌴 Vitória e Vila Velha (Vix e Vevê, pros íntimos) entre as 1.000 melhores cidades do mundo.

A Oxford Economics tem um índice mundialmente conhecido, chamado Global Cities Index.

Neste ano de 2024, as irmãs Vix e VV foram consideradas, pelo índice, uma única cidade, e estão entre as 1.000 melhores do mundo.

Os critérios foram:
✅ Qualidade de vida
✅ Governança
✅ Economia
✅ Capital humano
✅ Meio Ambiente

No geral, a dupla dinâmica conquistou a posição 446.

NEGÓCIOS

💰 Mickey, Pluto e Pato Donalds foram flagrados envolvidos em esquema de apostas esportivas?

Você e eu sabemos que as apostas esportivas movimentam um volume espantoso de dinheiro.

E o Brasil é, como você pode imaginar, um dos países onde essa atividade é mais forte. Já movimentamos R$45 BI anualmente.

Inclusive 2022 foi o ano em que superamos o Reino Unido no quesito acessos em plataformas de aposta online.

E o que o Mickey, Pluto e Donald têm a ver com isso?

Bom, eu não sei se você sabe, mas a Disney é dona da ESPN.

💗 E a ESPN, por sua vez, tá de namorico com as apostas esportivas já há algum tempo.

Mas se liga o que disse, certa vez, o Bob Iger, CEO da Disney:

Eu não vejo a The Walt Disney Company, certamente no curto prazo, se envolvendo no negócio de jogos de azar, ou, facilitando esses jogos de alguma forma

Era uma vez… 🐭

  1. Há 10 anos, a Fox, grande concorrente da ESPN, lançava o canal “Fox Sports 1” — fato esse que foi encarado como uma grande ameaça.

  2. Uma maior concorrência, somada ao fato da TV a cabo ter perdido forças ano após ano, fez com que a ESPN percebesse que precisava se reinventar.

  3. Então a ESPN começou a criar conteúdos relacionados às apostas, como: um programa jornalístico chamado “Bad Beats”, uma aba no site chamada “ESPN Chalk” e, até, um Podcast chamado “Behind the Bets with Doug Kezirian”.

  4. Em 2019, o CEO da Disney Bob Iger continuava lutando para distanciar o Mickey mouse dos jogos de azar, até que…

💥 BOOM!! 💥

Se liga na manchete que rolou em 2023:

“ESPN entra em apostas esportivas em acordo de US$ 2 Bilhões”

Pois é. Iger liberou.

Sobre o acordo firmado, foi com a Penn Entertainment, uma operadora de cassinos. Onde o combinado foi:

  • US$ 500 MI em opções para comprar ações da Penn

  • US$ 1.5 BI pago à ESPN, em 10 anos


E agora, José? 🦜

Acontece que, a ESPN Bet — como ficou chamada a casa de apostas nascida da parceria —, passou a competir com gente ainda maior.

  • O lançamento, em Novembro/23, até que foi bom: 1.1 milhão de downloads em 7 dias.

  • Masss… agora, 9 meses após o lançamento, os resultados estão bem aquém: US$ 30 milhões abaixo do esperado.

  • Com a recente divulgação desses resultados, as ações da Penn já caíram 15%.

Mas e aí? Será que é cedo demais para dizer que essa empreitada de Mickey Mouse foi furada? O que você acha?

Cenas dos próximos capítulos…

NEGÓCIOS

☕️ Exportações de Café Conilon crescem assustadoramente no ES.

Em 5 anos, o Espírito Santo pode se tornar o maior produtor de café conilon do MUNDO 🌍, ultrapassando o Vietnã.

  • Ano passado (2023) o ES exportou 5,2 milhões de sacas de café, sendo 77% delas de café conilon.

  • Já nos primeiros 4 meses de 2024, exportamos 2,6 milhões, sendo 84,6% representados pelo conilon.

Segundo o presidente do Sindicafé, Jorge Nicchio, enquanto as chuvas prejudicaram as colheitas do Vietnã, a qualidade do café capixaba têm se superado, ano após ano.

MARKETING

👀 Será que agora o Google encontrou um competidor à altura?

A OpenAI, empresa dona do ChatGPT, já disse que tem pretensões de lançar sua própria ferramenta de busca — apesar de que seu nome ainda estar mantido em segredo 🔍

Para contextualizar. Apesar de ser uma ferramenta fantástica e que dispensa comentários, o ChatGPT tem um calcanhar de Aquiles: a entrega de informações em tempo real.

👉 Sendo assim, foi necessário que a OpenAI fizesse uma parceria com o Bing, buscador da Microsoft, para refinar as respostas do GPT.

Bom, apesar de, convenhamos, não ser nada fácil bater um colosso como o Google — que detém 90,91% de market-share entre os mecanismos de busca —, é razoável afirmar que a OpenAI, com o poderoso ChatGPT, poderá se tornar rapidamente, no mínimo, uma insistente pedra no sapato 🪨👟

Coisa que o Yahoo, Bing, DuckDuckGo e Yandex nunca se mostraram ser.

MARKETING

💜 O tal do Roxinho ataca novamente

“100 milhões de clientes é pouco”

David Vélez, CEO e founder do Nubank

É, meus amigos… o roxinho se tornou nada mais nada menos do que a QUARTA maior instituição financeira da América Latina.

  • 92 milhões de clientes no Brasil: praticamente 60% da população adulta 🇧🇷

  • 7 milhões de clientes no México 🇲🇽

  • 1 milhão na Colômbia 🇨🇴

Mas Vélez não se contenta com estes números:

“É 1,25% da população mundial. Ainda temos décadas de crescimento pela frente para liderar a grande transformação global em serviços financeiros”

Para comemorar os 100 milhões de clientes, o Nubank fez uma homenagem muito marcante na Exosphere, da Sphere de Las Vegas.

MARKETING

🎣 A métrica oculta, que o BM (gerenciador de anúncios) não te mostra

  • CPC (Custo por clique)

  • CPM (Custo por mil impressões)

  • CPA (Custo por ação)

  • CTR (Taxa de cliques)

Sobre essas métricas: se você entende o básico de gestão de tráfego, certamente, você já as reconhece.

Agora… e o tal “Video-Hook”, você já ouviu falar? 🎣

Nós da Turbo, consideramos esta métrica personalizada — isto é, essa métrica que não é padrão do Gerenciador de Anúncios —, como:

“Video-hook é a % de pessoas que assistiram os 3 primeiros segundos de um anúncio em vídeo.”

Andre Voskanian

Por que usá-la? 🤔

Nós entendemos que o Facebook e, principalmente o Instagram, são redes de ATENÇÃO. Sendo assim, a pessoa não está lá "pronta para comprar”.

Nesse sentido, nós, anunciantes, competimos com:

  • Memes

  • Cachorros fofinhos

  • Fotos de amigos

  • Maaais memes

  • E assim por diante…

Sim, lidamos com uma concorrência desleal, rs. Portanto, precisamos ser eficientes em captar, justamente, a atenção dos potenciais clientes — isso, logo nos primeiros segundos!

 

🍞 Exemplo 1 da Bready: caixinha de perguntas

Anúncios nesse estilo são ótimos.

  1. Primeiro, pois têm uma carinha de stories

  2. Segundo, porque despertam a CURIOSIDADE pela resposta

 🍞 Exemplo 2 da Bready: listas

Nessa segunda peça, repare que:

  1. Existe o elemento de curiosidade e retenção (2 mitos…)

  2. O primeiro "frame” do vídeo tem um corte de um vídeo satisfatório e que atrai o usuário

  3. A velocidade da fala foi acelerada, para evitar abandono das pessoas mais impacientes.

Resultados da métrica vídeo-hook

Para concluir

Claro que a métrica primária ainda é o CPA (custo por ação/compra).

Porém, nossos testes têm nos mostrados que existe uma fortíssima correlação entre um vídeo-hook elevado e um CPA baratinho.

Fica aí a dica! 🧪

QUENTÍSSIMO

🔥 O pãozinho mais ryco do Brasil tá saindo da jaula do forno

Não sei se você sabe, mas a Bready é uma empresa do nosso grupo Turbo Partners.

Uma marca que nasceu há pouco mais de um ano e já alcançou os R$300.000,00 de faturamento mensal!

Nesta última semana, tivemos 2 grandes novidades, do sobre nosso pãozinho favorito:

1- Webinar da Bready

No dia 22/05 realizamos um Webinar exclusivo e gratuito.

Nele, revelamos como a Bready foi de 0 a 300k de faturamento mensal em apenas 14 meses.

  • Nos debruçamos sob as principais estratégias usadas

  • Entregamos nossos melhores criativos

  • Conversamos sobre os próximos passos da Bready

  • Fizemos análises dos projetos da audiência

  • Interagimos com a galera ao vivo

👉 Se você perdeu, toque no botão abaixo e assista à gravação :)

2- Ultrapassamos nossa meta da captação da Bready

Estamos há algumas semanas captando investimento. Acontece que, nessa mesma semana, batemos nossa meta de R$600.000 por 9,4% da empresa! 🎉🎉🎉

👉 Para entender mais a fundo sobre o investimento na Bready, toque no botão abaixo.

PARA REFLETIR

Quem estará nas trincheiras ao teu lado?
— E isso importa?
— Mais do que a própria guerra.

Ernest Hemingway

Capitch? Pegou a visão?

Espero que você tenha gostado tanto da primeira TurboNews, quanto nós gostamos de fazê-la! 🤝

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👋 Até a próxima quarta, às 09:09h