Turbo 20 - 08/10/24

Bom dia!

Chegou quarta-feira novamente, aquele dia em que você não sabe se comemora por ter sobrevivido até aqui ou se chora porque ainda faltam dois dias para o fim de semana. Se você está se sentindo como um café requentado de segunda-feira, relaxa: você ainda tem energia suficiente para fingir que está trabalhando enquanto lê a sua Newsletter favorita aqui.

O que temos para hoje:

  • 📱 Facebook quer ser cool de novo (boa sorte com isso)

  • 🍫 A família do chocolate está de volta (e com uma pegada saudável)

  • 🎬 YouTube diz que você não precisa mais pular anúncios (porque não vai poder)

  • 🐦 X pode voltar a operar no Brasil

  • 🛒 Vender online pode ser muito mais fácil e rentável com a Turbo

📱 Facebook quer ser cool de novo (boa sorte com isso)

NEGÓCIOS

Mark Zuckerberg usando seu óculos de realidade aumentada (David Paul Morris/Bloomberg)

E lá vamos nós de novo... A Meta está tentando fazer o Facebook parecer menos com a rede social da sua tia e mais com, bem, qualquer coisa que os jovens estejam usando hoje em dia.

O plano deles? Basicamente, copiar se inspirar nas outras redes sociais:

  • 🔍 Feed "For You" à la TikTok

  • 🤷‍♂️ Avatares 3D porque... Metaverso? Não sabemos

  • 📺 Os Vídeos/ Reels do app, agora em tela cheia!

  • 🧭 E uma aba de “Explorar”, porque aparentemente o Instagram não é o bastante…

Ah, e pros grupos da plataforma, eles estão testando uma IA que é basicamente o estagiário que todo admin sonhou. Ela vai responder perguntas sobre o grupo, além de até mesmo linkar posts antigos relevantes para te ajudar na navegação.

Por que isso importa? Bom, o Facebook perdeu uns 15 milhões de usuários jovens desde 2020. Enquanto isso, o TikTok está lá, sugando 58 minutos por dia da vida de cada usuário.

A real: O Facebook está numa verdadeira sinuca de bico… Precisando voltar a agradar os jovens sem assustar a sua tia que ainda usa a plataforma para compartilhar mensagens motivacionais de bom dia.

A pergunta que não quer calar: Você voltaria a usar o Facebook só porque agora ele se parece mais com o Instagram e o TikTok? Não? É, o estagiário aqui também não. 🤷‍♂️

🍫 A família do chocolate está de volta (e com uma pegada saudável)

NEGÓCIOS

A família que criou a Kopenhagen lá atrás está de volta ao mercado de chocolates, mas agora apostando no modelo de franquias e em produtos mais saudáveis.

O que tá rolando? Depois de vender a Kopenhagen em 1996, eles voltaram com tudo em 2020 lançando a Goldko. Agora, estão mirando no mercado de chocolates funcionais e sem açúcar.

Um dos movimentos mais interessantes da Goldko foi a reinvenção de um clássico da Kopenhagen. A Goldko criou a “Musa”, uma versão atualizada e sem açúcar da Nhá Benta. Mantendo a essência do marshmallow coberto de chocolate, mas agora com uma pegada mais saudável, alinhada à tendência de alimentos sem açúcar.

Mas por que apostar em chocolate zero açúcar? Simples: eles perceberam que o consumidor tá cada vez mais preocupado com saúde, mas sem querer abrir mão do docinho no dia a dia.

O plano da Goldko:

  • 🏪 Ter 15 lojas assinadas em 2024, e abrir mais 20 lojas até 2025

  • 🥗 Focar em produtos com menos açúcar e mais proteína

  • 🌱 Explorar o mercado plant-based (para veganos) neste e nos próximos lançamentos

O único problema de tudo isso para o consumidor é que, de acordo com a própria declaração do Gregory (CEO da Goldko), os preços da Goldko serão mais salgados pelo componente que substitui o açúcar em sua fórmula ser em torno de 7x mais caro que o açúcar.

"Se parar para pensar que o produto é composto por pelo menos 50% desse componente, já dá para ter uma ideia de quanto ele é mais caro do que a versão com açúcar".

Bottom Line: Com essa aposta em produtos mais saudáveis e funcionais, a Goldko parece estar mirando um nicho premium do mercado. Ninguém falou que ser saudável era barato… 🤷‍♂️

🎬 YouTube diz que você não precisa mais pular anúncios (porque não vai poder)

MARKETING

Imagem: Unsplash

Parece que o YouTube decidiu que precisamos ver mais anúncios. A plataforma está testando uma nova abordagem para os seus anúncios nos smartphones.

O que aconteceu? O YouTube está dando adeus ao botão "Pular anúncio" nos celulares em nova implementação. Em seu lugar, a plataforma promete anúncios mais curtos, mas sem a opção de escapar deles.

E aqui vem a parte interessante: o YouTube jura de pé junto que teremos "menos interrupções" no geral com essa mudança. Será que dá pra acreditar?

Por que isso importa:

  1. Anunciantes terão mais garantia de que seus anúncios serão vistos

  2. Criadores de conteúdo podem ganhar mais com publicidade

  3. A gente?... bem, a gente se ferra mesmo…

O plano do YouTube: Começar com anúncios de 30 segundos, depois reduzir para 20, e finalmente chegar a 15 segundos. A ideia é que, mesmo sem poder pular, a experiência seja menos intrusiva no longo prazo.

O que o YouTube diz: "Estamos buscando um equilíbrio entre a experiência do usuário e a necessidade de monetização dos criadores."

Daqui pra frente: Será que veremos mais assinantes do YouTube Premium daqui pra frente com essa jogada do YouTube? Cenas nos próximos capítulos 🍿

🐦 X pode voltar a operar no Brasil

QUENTÍSSIMO

imagem: G1

We're finally back! Bom, ainda não...

O ministro Alexandre de Moraes do STF deu sinal verde para o X (antigo Twitter) voltar a operar no Brasil, mas ainda não é hora de comemorar…

Para os apressados, vamos aos que interessa:

  • O X cumpriu as exigências legais impostas pela Justiça brasileira…

  • A plataforma concordou em bloquear perfis investigados por disseminação de fake news…

  • Também se comprometeu a moderar conteúdo de acordo com a legislação brasileira…

Mas calma! 🚫 A decisão ainda não foi publicada oficialmente. Então, por enquanto, o X continua bloqueado para o brasileiro.

After all: Será que o X (e o Elon Musk) vão conseguir se entender com o Moraes daqui pra frente, ou ainda teremos mais idas e vindas do Twitter em um futuro próximo?

🛒 Vender online pode ser muito mais fácil e rentável com a Turbo

QUENTÍSSIMO

Talvez você não saiba ainda, mas, além desta iniciativa que você está lendo (a Turbo News 🗞️), nós temos uma Aceleradora de Negócios.

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Um pouquinho do que a gente pode entregar pro seu negócio:

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PARA REFLETIR

"A vida é 10% do que acontece conosco e 90% de como reagimos a isso."

Charles R. Swindoll

Cada obstáculo que enfrentamos é uma oportunidade de crescimento. Cada problema, uma chance de desenvolver novas habilidades. Não podemos controlar tudo que acontece conosco, mas temos total controle sobre como respondemos.

Você já superou 100% dos seus dias difíceis até agora… Keep Going.

Nos vemos na próxima semana.

👋 Até a próxima quarta, às 09:09h

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